Governo do Ceará

• photos/123957969@N07/sets/
  • seduc_ceara
Aumentar texto Diminuir texto

Prêmio Professores do Brasil 2017 reconhecerá iniciativas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem

Reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Este é o principal objetivo do Prêmio Professores do Brasil, que chega à 10ª edição em 2017, com inscrições abertas até o dia 25 de agosto.Podem participar professores de escolas públicas da educação básica. A inscrição é feita via internet, por meio do envio de um relato de prática pedagógica desenvolvida com os alunos. A experiência será avaliada e poderá ser selecionada para uma premiação estadual, regional e nacional.

Na etapa estadual receberão uma placa em sua homenagem os professores autores dos relatos de prática selecionados entre os 3 (três) mais bem avaliados, por categoria, em cada Unidade da Federação, totalizando 486 premiados. Passarão para a seleção regional 162 professores autores dos relatos de prática selecionados como o melhor de sua categoria em sua UF.

Na etapa regional serão premiados 30 professores, sendo um por categoria de cada região geográfica, que receberão cada um: R$ 7 mil, troféu e uma viagem de 8 dias para a Irlanda, em 2018, para participar de capacitação custeada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na etapa nacional, além dos prêmios recebidos nas etapas estadual e regional, os seis professores autores dos melhores relatos de prática pedagógica, um de cada categoria - dentre os 30 classificados na etapa regional - receberão adicionalmente, cada um, R$ 5 mil e troféu.

As escolas nas quais foram desenvolvidas as 30 experiências selecionadas na etapa regional serão premiadas com placas comemorativas e equipamentos de informática/conteúdo educacional que facilitem o processo de ensino/aprendizagem, fornecidas por parceiro do Prêmio.

São, ainda, objetivos do Prêmio, proporcionar uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais. Além disso, estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação.

Os trabalhos poderão ser inscritos em seis categorias:

- Creche (educação infantil)- Pré-escola (educação infantil)

- Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos (anos iniciais do Ensino Fundamental)

- 4º e 5º anos (anos iniciais do Ensino Fundamental)

- 6º ao 9º ano (anos finais do Ensino Fundamental)

- Ensino Médio

Para mais informações