EEF DOM QUINTINO E O PROJETO MENINOS DO GESSO
20 de abril de 2010 - 03:00
EEF DOM QUINTINO E O PROJETO MENINOS DO GESSO
Lendo a matéria sobre os meninos do gesso, constatei que realmente temos adolescentes que são verdadeiros protagonistas juvenis. Esta iniciativa destes meninos, inclusive alguns matriculados na Escola Dom Quintino, faz com que nós educadores,gestores públicos repensemos a nossa prática, seja ela na escola, prefeitura, câmara de vereadores, etc. Pois esta ação protagonista destes meninos vem como uma alerta para todos nós. Ninguém nasce bandido, usuário de drogas lícitas ou ilícitas. É através do meio, da influência e das oportunidades adversas que muitos deles caem na marginalidade. E até que ponto a sociedade capitalista, excludente está contribuindo para que isto aconteça? Que ações efetivas, educativas e de prevenção estamos realizando?
Somos sabedores de que as políticas públicas em geral são planejadas para ações curativas. Mesmo ficando comprovado de que são mais caras, e menos eficazes. As políticas que tem como finalidade desenvolver a cultura da prevenção, dentre elas: saúde, segurança, etc. não são vistas com bons olhos pela maioria dos gestores. Até porque não dá ibope.
A EEF Dom Quintino vem fazendo a diferença, através do seu projeto político pedagógico que tem como objetivo maior oferecer condições para que seus educandos desenvolvam competências e habilidades importantes para o seu crescimento , tanto individual como na coletividade.
Tem como missão ir além dos muros. Por isso abre as suas portas para a comunidade, onde alunos, pais e vizinhos fazem uso do seu espaço físico. Funcionando como um local onde as famílias realizam as suas festinhas de batizado, aniversário, casamentos, encontros religiosos, etc. E toda a comunidade da localidade conhecida como “gesso “ faz bom uso das nossas dependências.
Neste ano de 2010, a escola Dom Quintino tem um grande desafio. Implantar o Projeto PDE-Mais Educação. Projeto do MEC que tem como finalidade oferecer aos alunos atividades complementares nas diversas modalidades: culturais, esportivas, comunicação, etc. E através das oficinas com certeza vamos nos juntar aos interesses destes “meninos do gesso” e descobrir muitos talentos, diminuindo assim os riscos do aumento de meninos nas ruas, em situação de risco ou no uso de drogas. Lembrando que uma das maiores dificuldades para a realização de algumas oficinas, inclusive a parte esportiva, é a falta de uma quadra no bairro pinto madeira. Lembrando que este bairro é populoso e está precisando de uma atenção especial por parte dos diversos segmentos da sociedade cratense, inclusive da gestão municipal .
Salientamos que muitas das nossas ações são realizadas com sucesso devido a parceria com diversos órgãos tais como: Secretaria de Cultura, que vem oferecendo vagas para oficinas de teatro, dança, futsal, etc., a Secretaria da Ação Social que cede o espaço da quadra do ABC para a realização das nossas aulas de Educação Física , os CRAS com oficinas e cursos, e em contrapartida a escola vem cedendo salas de aula para a realização de oficinas para adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas e outros eventos realizados pelo CREAS. A Secretaria de Educação que sempre nos atende com o transporte escolar para aulas de campo e outras atividades extra –sala de aula, a Universidade Regional do Cariri através do Projeto Universitários na Escola, desenvolvendo oficinas de preservação do meio ambiente, reforço escolar, inclusão digital , etc.
Portanto podemos afirmar que a Escola Dom Quintino será uma parceira do Projeto Meninos do Gesso, cumprindo assim a sua função social. Contribuindo de forma efetiva para a redução dos indicadores de violência doméstica, indicadores de prostituição infanto-juvenil, gravidez na adolescência, uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.
Maria Otilia
Diretora da Escola de Ensino Fundamental Dom Quintino