Campos Sales

Município de Campos Sales

Campos Sales é um município brasileiro do estado do Ceará. Está localizado na microrregião da Chapada do Araripe, mesorregião do Sul Cearense. Tem 26 270 habitantes (2003) e 1082,77 km².
É a terra natal de D.Bárbara Pereira de Alencar, revolucionária da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador, mãe do político Tristão Gonçalves e avó do escritor José de Alencar.

Etimologia
O topônimo Campos Sales é uma alusão do quarto presidente da República Federativa do Brasil, Manoel Ferraz de Campos Sales. Sua denominação original era Várzea das Vacas, depois Várzea da Vaca e Nova Roma(Em homenagem à alguns imigrantes italianos que por lá viviam na época em que era vila) e desde 1933, Campos Sales.

História
Nas terras localizada ao oeste da Chapada do Araripe, viviam várias etnias tais como os índios Kariri,[6] antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII.
Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariai, catequizaram os índigenas e os agruparam em aldeiamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadeiaram notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa.
A busca do metal precioso trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas.
Deste contexto surge Campos Sales, um núcleo urbano que cresce ao redor da fazenda Várzea das Vacas e que consolidou-se como centro comercial devido a sua proximindade com o Piauí.

Subdivisão
O município é dividido em 6 distritos: Campos Sales(sede), Barão de Aquiraz, Carmelópolis, Itaguá, Poço de Pedra, Monte Castelo e Quixariú.

Geografia

Clima
Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 650 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água são os riachos: Conceição, Bastiões e Negro; e açude Poço de Pedra.

Relevo e solos
Situado ao lado sul da Chapada do Araripe, possui dois tipos principais de solo: latossolo e sedimentar.As principais elevações são as serras Vermelha e Grande. Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aqüíferos, existem várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada.

Vegetação
A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão, caatinga e cerrado. Dentro de sua área existe a Floresta Nacional do Araripe.

Economia
Agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, banana, mandioca, milho e feijão. Pecuária: bovino, suíno e avícola. Indústria: 21(uma de madeira, uma de material de transporte, quatro metalúrgicas, duas editorial e gráfica, uma química, seis do mobiliário, quatro de produtos alimentares, duas de produtos minerais não metálicos, e duas de vestuário, calçados e artigos de tecidos couro e peles).

Cultura
O principal evento cultural é festa da padroeira: Nossa Senhora da Penha.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

 

 

Escola de Ensino Médio de Campos Sales

 

INEP: 23153261
Diretor(a) Escolar: Célia Morais Duarte
Coordenador(a) Escolar: Lailson Oliveira de Sousa
Coordenador(a) Escolar: Mariano de Oliveira Carvalho
Coordenador(a) Escolar: Michelli Maria Alencar Costa
Secretário(a) Escolar: Cláudio José Barreto de Souza
Assessor(a) Financeiro: Hítalo Hamonn de Souza Victor


Endereço: Rua Travessa Vicente Alexandrino
Telefone: (88) 3533 1100
E-mail: campossalense@escola.ce.gov.br
CNPJ: 07.954-514/0612-64




Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Médici

INEP: 23153482
Diretor(a) Escolar: Magda Maria de Oliveira
Coordenador(a) Escolar: Kátia Maria de Souza Pereira
Coordenador(a) Escolar: Luciana Ribeiro Rodrigues
Coordenador(a) Escolar: Sandra Helena Alves de Sousa
Secretário(a) Escolar: Maria Cleonice Costa
Assessor(a) Financeiro: Júlio Cézar de Souza


Endereço: Avenida Francisco Alencar de Andrade, S/NCampos Sales/CE
Telefone: (88) 3535 1724
E-mail: presidentemedici@escola.ce.gov.br
CNPJ: 07.954-514/0613-45