MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR CHEGA ÀS ESCOLAS

3 de dezembro de 2015 - 14:27

É chegada a hora de conhecermos e contribuirmos com o desenvolvimento de um documento de salutar importância para a educação brasileira. Tão reivindicado pela Constituição de 1988 e pela LDB nº 9394/1996, o Ministério da Educação (MEC) finalmente procura atender, em seu Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2014), na Meta 7 (Estratégia 7.1) a elaboração do documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Como democracia se faz com democracia, o MEC considera que a elaboração do documento deve ter a participação de todos os segmentos da sociedade. Para isso, o Ministério, com os apoios do Movimento Pela Base Nacional Comum, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) representados por 116 especialistas (pesquisadores, formadores de professores e representantes de associações) construiu, obedecendo às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de 13 de junho de 2010, uma proposta preliminar que foi divulgada e posta para análise social no dia 17 de setembro de 2015.

Agora é chegada a hora da versão preliminar da BNCC chegar às mãos dos educadores nas escolas para a realização de um estudo crítico e minucioso sobre a proposta e sugerirem, a partir do Portal da BNCC (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/), retificações, inclusão e até exclusão de objetivos de aprendizagens integrantes. Após todo esse movimento de afinamento, o documento será, então, encaminhado ao Conselho Nacional de Educação.

Para que o movimento se fortaleça, é de salutar importância, que os(as) Coordenadores(as) escolares tomem a frente do movimento em suas escolas conduzindo, assim, os estudos coletivos de seus professores a respeito da BNCC.