Professores da rede estadual poderão publicar experiências em revista e livros
7 de outubro de 2016 - 13:36
Os professores da rede estadual de ensino cearense agora contam com um importante incentivo para produzir conteúdos de cunho literário e acadêmico. A Secretaria da Educação (Seduc) lançou, nesta quinta-feira (6), a Revista DoCEntes e o edital para seleção de obras textuais a serem publicadas como livros. O evento de apresentação da iniciativa contou com a presença do secretário Idilvan Alencar, de professores, coordenadores e diretores de escolas da rede, além de gestores e técnicos da Seduc.
A Revista DoCEntes surge com o intuito de divulgar estudos, pesquisas e artigos relacionados à educação básica, com foco no ensino médio. Os interessados poderão submeter seus trabalhos para análise no período de 7 a 30 de outubro. A revista será publicada quadrimestralmente pela Seduc, em versões impressa e eletrônica, de forma que chegue a todos os professores, em todas as escolas do Estado. A primeira edição será publicada em dezembro próximo.
A Seduc também lançou, na mesma ocasião, edital que dá oportunidade aos professores da rede pública estadual de enviarem propostas de livros para serem lançados. Serão dez obras selecionadas e publicadas ao longo do ano, distribuídas em dois editais, contemplando duas linhas de produção: acadêmica, podendo ser tese de doutorado ou dissertação de mestrado; e literária, abrangendo romances, novelas, contos, entre outros gêneros. Haverá um conselho editorial para avaliar as obras dos professores, tanto para a composição da revista, como para a elaboração dos livros.
Essas duas iniciativas, além de valorizar os docentes por meio da publicação de seus escritos acadêmicos e literários, promove uma rede de colaboração e construção de conhecimentos entre os educadores.
07.10.2016
Assessoria de Comunicação da Seduc