Mobilização da semana da Saúde na Escola no Municipio do Araripe

11 de abril de 2017 - 12:26

Todos os municípios brasileiros foram convocados a realizar atividades de prevenção e eliminação de focos de Aedes aegypti por meio de mobilizações envolvendo parceiros público-privados e interinstitucionais nas respectivas gestões municipais. O mosquito, encontrado em todos os estados do Brasil, é o responsável pela transmissão dos Vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre amarela. Por isso os altos índices de infestação nas cidades brasileiras constituem uma ameaça importante à saúde pública.

O Município de Araripe não se abstém de contribuir na luta contra o mosquito e, nesse espírito, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou no dia 05 de abril de 2017, importante reunião com os líderes de turmas da Escola Anexo Neomísia Nogueira de Lima. A meta é que toda informação obtida na escola seja compartilhada com a comunidade, orientando a população sobre como agir no combate ao Aedes aegypti.

Ressaltando que também aconteceu a mobilização em todas as escolas do município onde professores, gestores, funcionários e alunos participaram em cada escola

com trabalhos e atividades voltados a campanha em combate ao mosquito Aedes aegypti como mostra as fotos em anexo.

 

Apresentamos também em anexo o calendário de palestras ministradas por nossos profissionais da saúde Professor Daniel Bezerra de Sousa – Membro da Comissão Inter setorial de Enfrentamento ao Aedes Aegypti no Município de Araripe e Coordenador do Programa Saúde na Escola – PSE e Agentes de Endemias junto a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologias. Culminando dia 11 de Maio de 2017 com gincana educativa na conscientização e mobilização em combate a Dengue.

 

A mobilização teve como interlocutores o Professor Daniel Bezerra de Sousa; o Sr. Edcarlos Batista de Oliveira – Coordenador Municipal do Departamento de Controle de Endemias e os Agentes de Endemias – Marciano Siebra Guedes e Cícero Francisco Oliveira de Sousa, os quais repassaram informações e orientações aos líderes de turmas da escola no intuito de torná-los multiplicadores buscando conscientizar os demais colegas de classe e demais pessoas da comunidade sobre a importância de cada um tornar-se combatente, identificando e eliminando focos do mosquito, contribuindo para a erradicação do mesmo e dos males por ele provocado.

 

 

 

fotoararipece894797-cdd2-49f1-b156-7e801afa5807