Professor de Campos Sales lança livro na XII Bienal Internacional do livro do Ceará
10 de maio de 2017 - 16:18
Professor de Campos Sales lança livro na XII Bienal Internacional do livro do Ceará
Professor Mariano de Oliveira Carvalho mora em Campos Sales e leciona na rede estadual de ensino do Ceará.
Com o objetivo de incentivar o protagonismo docente e valorizar a produção acadêmica e literária dos professores da rede pública estadual de ensino, a Secretaria da Educação (Seduc) lançou, na quinta-feira (06/10/2016), a Revista DoCEntes e o edital para seleção de produções literárias e acadêmicas a serem publicadas como livros.
Dentre as obras contempladas nesta primeira edição do edital está o livro do Prof. Mariano de Oliveira Carvalho intitulado de: “Cartografia Participativa e Planejamento Urbano: experiências de práticas colaborativas no ambiente escolar em Campos Sales, Ceará”.
A referida obra é resultado das reflexões realizadas para escrita da homônima dissertação defendida pelo docente junto ao Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – MAG/UVA sob a orientação da Profa. Dra. Virgínia Célia Cavalcante de Holanda.
De modo sintético o livro trata do processo de elaboração das bases fundamentais para criação da primeira lei de bairros de Campos Sales, Ceará, através da prática mista da pesquisa ação com a cartografia participativa de modo a contribuir com a efetivação do planejamento urbano participativo.
Nesse processo foi desenvolvido o projeto de pesquisa “Exercendo a Cidadania: aluno informado, município organizado”, trabalho este realizado com a colaboração dos então alunos da E.E.M. de Campos Sales, Ada Egly, Camila Nascimento, Danielle Geisy, Jamerson Pereira, José Herbeson, Maria Lívia, Melissa Ketlyn, Tuany Silva, Vanessa Pontes e Verônica Moraes.
A publicação traz um relato detalhado de todo esse processo e tece uma discussão acerca de elementos do planejamento urbano, da cartografia participativa e do ensino de geografia – tripé fundamental para as reflexões aqui discutidas – voltando sua atenção especialmente para o contexto de pequenas cidades.
Ressalte-se que o trabalho que originou a publicação em questão possibilitou a elaboração de uma base cartográfica atualizada no que concerne aos limites dos bairros, a revisão do limite urbano e a proposição da criação de uma zona de expansão urbana bem como das respectivas proposituras para correlatas bases legais e que tais documentos encontram-se de posse dos poderes executivo e legislativo de Campos Sales desde fevereiro de 2016 aguardando apreciação, votação e aprovação.
A cerimônia de lançamento desta e demais publicações contempladas pelo edital lançado pela Secretaria da Educação (Seduc) ocorreu no dia 18 de abril de 2017 como evento integrante da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará – uma das maiores feiras literárias da América Latina – em Fortaleza, nas dependências do Centro de Eventos do Ceará e contando com a presença de representantes de várias partes do estado bem como de autoridades tais como o Exmo. Sr. Secretário Estadual de Educação, Idilvan Alencar e a Exma. Primeira Dama do Estado, Sra. Onélia Santana.