V CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE – ETAPA REGIONAL – CREDE 18

3 de maio de 2018 - 13:05

Aconteceu ontem, 02 de maio a V Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, na CREDE 18, Etapa Regional. Este ano com o tema “ÁGUA”.

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada por adesão espontânea das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental, representa um marco na política de Educação Ambiental do país.

De 2003 a 2013 foram realizadas quatro edições da Conferência Nacional e uma internacional.

Em 2018 a etapa Regional contou com a participação de 09 escolas: EEF Antonio Rodrigues de Lima – Araripe, EEFM Dona Carlota Távora – escola convidada de Araripe, EEF Antonio Ângelo – Assaré, EEF João XXIII – Campos Sales, EEMTI Gov. Adauto Bezerra – Crato, EEF Estado da Paraíba – Crato, EEF Avelino Feitosa – Nova Olinda , EEF Antonio de Figueiredo – Potengi e EEF Maria Virgem da Silva – Potengi.

 

 

 

la2

la3

la4

la5

 

la7

 

la9

la6

la8