EEM ADRIÃO DO VALE NUVENS É PREMIADA NO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA 2019
30 de agosto de 2019 - 11:55
A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ADRIÃO DO VALE NUVENS TEM A GRATA SATISFAÇÃO E O ORGULHO DE COMPARTILHAR MAIS UMA CONQUISTA DOS SEUS ESTUDANTES. DENTRE UM SELETO GRUPO DE 1443 PROJETOS DE TODO O BRASIL INSCRITOS NO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA 2019, O PROJETO “CÉLULAS MOTIVADORAS: CONECTANDO-SE COM O FUTURO” FOI SELECIONADO COMO UM DOS 7 GRUPOS QUE IRÃO REPRESENTAR TODOS OS PROJETOS INSCRITOS.
O PROFESSOR MOACI CAITANO, ORIENTADOR DO PROJETO, JUNTO AS TRÊS ALUNAS MARIA ALICE, LILIANE ARAUJO E JOANA NUVENS, QUE FAZEM PARTE DO NÚCLEO CIENTÍFICO DO PROJETO COMPOSTO POR 20 ALUNOS, GANHARAM UMA VIAGEM DE PREMIAÇÃO PARA ROMA, NA ITÁLIA ONDE PARTICIPARÃO DE ATIVIDADES REPRESENTANDO O PROJETO E O BRASIL NA DATA DE 24 DE NOVEMBRO A 02 DE DEZEMBRO DE 2019. SEGUE ABAIXO ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O “CRIATIVOS DA ESCOLA 2019” E O PROJETO “CÉLULAS MOTIVADORAS: CONECTANDO-SE COM O FUTURO”.
Após um criterioso processo de avaliação, o grupo de onze jurados convidados pelo Criativos escolheu projetos que vão desde a utilização da Floresta Amazônica como alternativa à falta de laboratório na escola, até ações de combate a preconceitos, valorização da cultura local e criação de alternativas criativas para a redução da evasão escolar.
A novidade desta edição fica por conta da viagem de premiação ser internacional: uma imersão em Roma, na Itália, no final de novembro, irá reunir mais de 2 mil crianças e jovens de países integrantes do movimento Design for Change – do qual o Criativos da Escola faz parte. Além dos estudantes, a Conferência Global “Eu Posso” contará com a presença do Papa Francisco, de artistas e outras lideranças mundiais.
Células Motivadoras
De acordo com o Censo Escolar 2018, o Brasil possui 2 milhões de crianças e jovens fora da escola sendo que, desse total, cerca de 1,3 milhão são adolescentes entre 15 e 17 anos. Essa situação também era um problema presente na Escola Estadual Adrião do Vale Nuvens, em Santana do Cariri (CE): só em 2017, 79 alunos abandonaram as aulas.
Preocupadas com esta situação, três alunas do 2º ano do Ensino Médio decidiram agir: descobriram os motivos da exclusão conversando com os colegas que saíram do colégio e promoveram uma grande mobilização entre os demais estudantes. O grupo passou a organizar visitas às casas dos alunos, rodas de conversa e palestras de forma que, hoje, cada turma do colégio têm uma “célula motivadora”, um grupo de apoio feito de jovem para jovem para incentivar que todos continuem frequentando as aulas. Como resultado, o número de alunos evadidos caiu para 59, em 2018, e despencou para apenas um caso no primeiro semestre deste ano.
Outras Escolas da CREDE 18 que participaram do seleto grupo de projetos inscritos no Criativos da Escola 2019:
Campos Sales – Craque na bola, craque na escola – E. E. M. Campos Sales – Finalista
Potengi – Barelim – EEFM Menezes Pimentel – Mensão Honrosa