Saberes negros e indígenas serão tema I Encontro de Professores de Ciências Humanas do Cariri

28 de agosto de 2023 - 08:26

O município de Nova Olinda, na região do cariri, será sede do I Encontro de Professores e Professoras de Ciências Humanas do Cariri.

Idealizado pelo professor Nicolau Neto, da EEMTI Padre Luís Filgueiras, e com apoio logístico da 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 18), o evento reunirá, neste primeiro momento, todos os professores/as que lecionam História, Sociologia, Filosofia e Geografia em 4 municípios da Rede Estadual de Ensino do Ceará que compõem essa regional: Altaneira, Crato, Nova Olinda e Santana do Cariri.

O encontro será realizado no dia 21 de setembro e terá como temática “Educação Escolar e os Saberes Negros e Indígenas”. Segundo o professor Nicolau, o objetivo é reunir professoras e professores interessados em discutir os caminhos para a construção de uma educação compromissada com as relações étnico-raciais com foco na superação do racismo e ao mesmo tempo na valorização dos saberes negros e indígenas. O que, para ele, passa necessariamente por uma mudança de paradigma educacional focado na descolonização curricular.

Nicolau afirmou que dentre os (as) palestrantes confirmados (as) estão Marcos Ramos, professor de História da EEMTI Pe. Luís Filgueiras; Joedson Nacimento, professor indígena do Cariri, César Pereira, professor de História da EEMTI Antônia Lindalva de Morais (do município de Milagres), Ismênia Leite, coodenadora da EEMTI Raimundo Moacir Mota (do município de Assaré) e Carlos Tolovi, professor do Curso de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri (URCA). A professora Dayse Vidal, integrante do Grupo de Mulheres Negras Pretas Simoa e que atualmente leciona Sociologia no Estado do Rio Grande Norte ficou de confirmar sua participação.

O I Encontro de Professores de Ciências Humanas do Cariri terá início a partir das 7h30min no auditório da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.

Por, Nicolau Neto.