EEMTI Professora Maria Dolores Arrais Brilha no Congresso Nacional de Educação 2025
12 de dezembro de 2025 - 10:50

EEMTI Professora Maria Dolores Arrais Brilha no Congresso Nacional de Educação 2025
É com imensa satisfação que celebramos a participação ativa de nossa comunidade escolar no Congresso Nacional de Educação (CONEDU) 2025, um dos maiores eventos acadêmicos da América Latina. Professores, professoras, alunos e alunas da nossa escola não apenas estiveram presentes, mas apresentaram trabalhos de pesquisa que refletem a qualidade, o compromisso social e a inovação pedagógica que é desenvolvida na escola.
Essa participação coloca a escola no cenário nacional de debates educacionais. Permite a troca de experiências, a validação de nossas práticas e a absorção de novas tendências, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem e fortalecendo a missão de formar cidadãos críticos e atuantes.
O primeiro trabalho intitula-se como: “Vozes e Percepções: Desigualdades e Desafios das Mulheres nas Ciências no Âmbito da EEMTI Professora Maria Dolores Arrais”
Autores/as: Alunas Franciellen Rodrigues Magalhães e Ágata Virgínia Cordeiro Delmondes, orientadas pelo professor Vinícius da Silva Neres.
A pesquisa investigou, por meio de questionários e intervenções, as percepções das alunas sobre as barreiras de gênero nas carreiras científicas (áreas STEM). O trabalho resultou em ações concretas na escola, como a criação de clubes de ciências e, principalmente, na histórica e vitoriosa participação das meninas no Torneio de Física para Meninas (TFM) 2024, onde conquistaram medalhas de ouro, demonstrando na prática a superação dessas desigualdades.
O segundo trabalho intitula-se como: “Estratégias de Educação: O Papel da OBBIOTEC e da OBOI como Ferramenta de Ensino Aprendizagem na Escola Professora Maria Dolores Arrais, um Relato de Experiência”

Autores/as: Alunos Felipe de Sousa Veloso, Mari Anne Beatriz Alencar Gomes, Maria Eduarda da Costa de Souza e Wandson Vinicius da Silva Ferreira, orientados pelo professor Henrique Aparecido da Silva e pela professora Auberilândia Maria de Alencar Lima.
O relato de experiência detalha como a participação em olimpíadas científicas nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBIOTEC) e a Olimpíada Brasileira Online de Informática (OBOI), transformou o ambiente escolar. O trabalho destaca o aumento do engajamento, a melhoria no rendimento acadêmico, o desenvolvimento do trabalho em equipe e as conquistas de sete medalhas a nível nacional, comprovando as olimpíadas como potentes ferramentas pedagógicas.
O terceiro trabalho intitula-se como: “Educação 60+: Envelhecimento e Perspectivas de Infonclusão”
Autoras: Professoras Auberilândia Maria de Alencar Lima e Valdirene da Silva Freire.
O projeto de intervenção relata uma parceria entre a escola e o CRAS de Campos Sales para promover a inclusão digital de idosos. Foram realizadas oficinas que ensinaram o uso produtivo e seguro de celulares e aplicativos, combatendo a infoexclusão. A iniciativa fortaleceu o vínculo intergeracional, com alunos atuando como monitores, e empoderou os idosos para o exercício pleno da cidadania na era digital.
O quarto trabalho intitula-se como: “Espaços de Vivências: O Despertar do Empoderamento Feminino nas Oficinas sobre Identidades com Alunas do Ensino Médio”
